Preview Mode Links will not work in preview mode

Vinho, palavra a palavra. Podcast sobre vinho por José João Santos. Protagonistas à conversa, em discurso direto e informal, e registos mais curtos, de conselhos práticos e descodificação de linguagem. O vinho em áudio, para ouvir e partilhar em todo o lado. Boa escuta!

About

Vinho, Palavra a Palavra é o título do meu podcast.

Está segmentado em dois tipos de áudio para ouvir em todo o lado: conselhos práticos de pouco mais de um minuto e conversas de fundo com protagonistas (enólogos, produtores, sommeliers, wine educators). O registo é sempre informal e descontraído porque continua a ser necessário falar de vinho sem complicar.

Sou licenciado em Comunicação Social pela Escola Superior de Jornalismo do Porto e a minha carreira profissional de 20 anos conta já mais de metade dedicados ao vinho.

O “bichinho” da rádio despertou no início da adolescência, quando foi convidado a participar num programa infanto-juvenil, numa rádio local. Abdiquei da rádio quando entrei para a faculdade e, em 1998, cumpri o primeiro e único estágio da carreira. Ao fim de três meses na delegação do Porto do jornal desportivo Record foi convidado a continuar. Um ano volvido, optei por regressar à radio, a Festival, nesta nova fase já na qualidade de jornalista, repórter e editor de noticiários. Até que surge o convite para integrar a Rádio Nova, também no Porto, onde estive de 2000 a 2003, como jornalista, repórter, editor de noticiários e moderador de debates políticos.

Após uma passagem pelo projeto online Jornal Digital, aceito o desafio de integrar a produtora de conteúdos televisivos Ideias e Conteúdos, sediada em Espinho. Fui jornalista, repórter e voz off do programa de vinhos A Hora de Baco, assumindo ainda a produção e a reportagem do programa Obra de Arte, dedicado às grandes obras de engenharia portuguesa. Ambos eram emitidos na atual RTP3 e RTP Internacional.

Em 2008 integrei os quadros da EV-Essência do Vinho, no Porto, empresa líder em Portugal na produção de eventos de vinhos e de gastronomia. Dirigi, durante 10 anos, o departamento de comunicação, fui editor-adjunto, editor e provador da revista WINE, funções que também exerci na Revista de Vinhos, entretanto adquirida pela EV, em março de 2017. Apresentei e coordenei, em 2010, o programa televisivo Essência do Gourmet, emitido no Porto Canal, e fui produtor e repórter no programa televisivo semanal A Essência, atualmente ainda emitido na RTP3 e RTP Internacional.

Em março de 2018, um novo desafio profissional, no departamento de Marketing e Comunicação do grupo Sogevinus Fine Wines (Kopke, Burmester, Cálem e Barros).

Em dezembro do mesmo ano haveria de regressar à casa profissional, a EV-Essência do Vinho, para assumir a direção de conteúdos e retomar a paixão pela escrita, formação, prova e produção de conteúdos relacionados com vinho.

Detentor do WSET – Nível 3 em Vinhos e Espirituosos, pela Wine & Spirits Education Trust.

Bem-vindo. Boa escuta!